como criar um blog passo a passo domínio e hospedagem

COMO CRIAR UM BLOG PASSO A PASSO DOMÍNIO E HOSPEDAGEM

 

 

Como Criar Um Blog Passo a Passo Domínio e Hospedagem

Registro de domínio

Agora que você já sabe como iniciar o processo de planejamento para criar um negócio do zero, depois de já ter escolhido o seu nicho, está na hora de registrar o seu domínio, mas…

 

 

O que é um domínio e porque ter um?

Domínio (ou URL) é o endereço que serve para localizar e identificar o seu blog ou site na Internet.

Por Exemplo: http://www.lucraronlinesempre.com.br, esse é o domínio do meu blog.

Os domínios gratuitos não oferecem os mesmos recursos de um  endereço registrado. Além disso, passam uma imagem de amadorismo ao seu negócio, o que pode afetar diretamente a confiança que os consumidores terão sobre o seu produto digital.

 

 

Como escolher um bom domínio?

Para se escolher um bom domínio devemos seguir algumas orientações.

O domínio deve ser original; Que chame a atenção!

Deve ser curto e simples; Um domínio que tenha poucas palavras facilita a memorização e diminui a possibilidade de erros de digitação.

Deve ser de fácil compreensão; 

Grande parte da propaganda entra em nossa mente através dos ouvidos. Se o domínio for de

difícil pronúncia, como vamos entendê-lo e gravá-lo em nossa memória?

Deve ser fácil de visualizar e digitar;  Nem sempre o que se ouve é o que se escreve. Evite usar palavras em língua estrangeira, uso de número misturado com letras e pronúncia diferente da escrita e palavras acentuadas.

Há controvérsias mas ainda acho viável que seja relacionado ao seu nicho;  Se o domínio tiver algum tipo de associação com o produto ou serviço que a sua empresa oferece, será muito mais fácil para o seu cliente se lembrar dele.

Evite juntar duas letras iguais;  Ex: www.aguaazul.com … Isso pode confundir as pessoas!

Evite domínios com fonemas homófonos, ou seja, palavras com o mesmo som, porém com escritas diferentes.

Ex.:[cheque.com.br – xeque.com.br] [cesta.com.br – sexta.com.br];

Prefira domínios com extensões mais comuns:  como .com , .com.br., até o .net; Eles são mais comuns e por isso mais fácil de serem encontrados nos sites de busca, as pessoas tendem a não se lembrar muito de outras extensões tipo, .tv, .eu etc!.

 

 

Onde eu verifico a disponibilidade do domínio?

Existem vários sites com essa finalidade por aí na Internet, como por exemplo: A hostgator.com, A godaddy.com, seu- dominio.com e dominios.pt.

Obs.: Esses, eu tirei aqui agora em uma pesquisa no Google.

Mas geralmente você pode fazer isso tudo junto no site que você for contratar a sua hospedagem.

É assim que eu utilizo, contratei o domínio na mesma empresa onde eu contratei a minha hospedagem e até hoje não tenho tido problema nenhum!.

 

 

Pague uma Hospedagem para sua segurança

Para que o seu negócio permaneça disponível na Internet, 7 dias por semana, 24 horas por dia, todos os dias do ano, é preciso que você contrate um serviço de hospedagem. Onde a empresa contratada irá disponibilizar um servidor web para você armazenar o seu site ou blog.

Mas…Como contratar um serviço de hospedagem?

Existem centenas de empresas de hospedagem, que oferecem diversos planos com preços variáveis, quando for eleger uma delas, observe o número de recursos oferecidos, como espaço em disco e transferência mensal.

Um bom serviço é aquele que lhe provê toda a privacidade de seus dados, facilidade na compra do serviço ou alteração de  plano, resolução ágil de problemas (suporte), qualidade e rapidez de atendimento.

Vou passar pra vocês alguns exemplos de empresas de host: Hostgator, Hostdime, UOLHost, e existem outras milhares no mercado.

Você deve procurar pela que melhor supre as suas necessidades e tem melhor reputação no mercado.

Eu uso a Hostgator a anos e nunca tive problema nenhum com eles!.

 

 

WordPress

Bem, agora você já está pronto, com domínio e hospedagem contratados, está na hora de instalar o seu blog no WordPress. mas o que é o WordPress?.

O WordPress é a maior plataforma de publicação e gerenciamento de conteúdo web do mundo. O primeiro concorrente do WordPress é o Blogger do Google uma plataforma totalmente grátis.

Entretanto, o WordPress é a escolha mais adotada por aqueles que desejam um site ou blog mais profissional devido a sua capacidade de personalização e da simplicidade em configurar novas funcionalidades, ou seja, ele conta com a funcionalidade dos plugins que nos facilitam a vida, mas falaremos deles mais adiante.

 

 

Como Instalar o WordPress?

Instalar o WordPress é uma tarefa muito simples e não exige grandes conhecimentos técnicos. Da para realizar esta tarefa sem ajuda de terceiros!

Quase todos os planos de hospedagem disponibilizam para você uma ferramenta chamada cPanel, que te facilita exercer tarefas como essa.

Por isso, quando for procurar um serviço de Host,  que seja um que tenha cPanel. Vamos ver como usar o cPanel para instalar o WordPress.

 

 

O que é o cPanel?

CPanel é um painel de gerenciamento de contas para websites.

De dentro do cPanel é possível gerenciar arquivos, backups, bancos de dados, contas de webmail, contas FTP, a segurança dos arquivos do seu site, gerenciar domínios e analisar estatísticas sobre o uso dos seus sites na hospedagem.

Quase todos os serviços de hospedagens do mundo beneficiam seus clientes com o cPanel, isso facilita todo tipo de tarefa diária que o usuário precise executar.

Logo após contratar um serviço de Domínio e hospedagem, você vai receber um email do seu site hospedeiro com todos os dados de acesso ao seu painel de controle, o cPanel. Utilize estes dados para ter acesso o seu painel.

No cPanel normalmente contamos com uma ferramenta para instalação do wordpress que varia de empresa para empresa, com essa ferramenta é possível instalar o WordPress em poucos passos.

Depois de clicar no ícone do software no seu Cpanel, vai abrir uma tela do painel de controle e você vai poder clicar na opção wordpress, siga as instruções da imagem abaixo;

 

Vídeo Como Criar Um Blog Passo a Passo

.

.

 

Painel

1. Clique no icone do software para instalação do WordPress do seu cpanel (no meu caso, chama-se QuickInstall);

2. Clique na opção WordPress;

3. Clique na opção Continue, em alguns casos ao clicar em WordPress irá direto para a opção 4.;

4. Preencha todos os dados que pede o formulário e depois clique em Install Now!

Pronto seu Blog WordPress já está instalado!

Após efetuar a instalação do WordPress vai-lhe ser fornecido o endereço de Url para que você possa acessar o painel de controle do seu Blog WordPress, aí é só inserir o seu nome de usuário e senha que você registrou ao instalar o wordpess e já poderá administrar o seu blog! Geralmente o endereço de acesso é assim: www.seudominio.com/wp_admin

Inserindo o endereço no seu browser vai aparecer a seguinte tela:

 

 

 

 

Preencha com os dados que você usou ao instalar o seu WordPress e clique em fazer login, pronto esse é o seu painel wordPress:

 

 

 

 

As principais funcionalidades do WordPress

É dentro do painel WordPress que você vai poder desenvolver as funcionalidades básicas do seu blog.

Como postar as suas ideias, adicionar páginas de vendas e outras, separar seus assuntos por categorias e outras funcionalidades,dentre todas existem três que eu acho importante explicar mais a fundo.

 

plugins

São novas funcionalidades que podem ser adicionadas facilmente sem a necessidade de desenvolver códigos de programação.

 

Temas

O WordPress nos oferece a facilidade de poder colocar o tema, template, design ou layout do site, como queiram chamar, com a nossa cara, podendo escolher entre milhares oferecidos de graça na Internet ou ainda comprando um com maiores e melhores funcionalidades.

 

Widgets

São pequenos blocos que você acrescenta na barra lateral do seu site para lhe dar funcionalidades extras que normalmente servem para ajudar numa melhor interação com o seu público. A quantidade de widgets disponível para uso vai depender de cada tema específico.

 

 

Agora Como Aproveitar Essas Funcionalidades Maravilhosas no Nosso WordPress?

Como instalar um Plugin?

Existem basicamente duas formas de instalar um plugin noWordPress.

Uma é fazer o download do plugin dentro da própria galeria deplugins do WordPress e a outra é fazer o download do plugin deum outro site para o seu computador e depois fazer o upload domesmo para o seu WordPress.

Esta é sem duvidas uma das melhores funcionalidades do WordPress, pois os plugins podem melhorar e muito o seu site mas, cuidado com a instalação demasiada de plugins, é viável que você tenha uma certa experiência antes de sair instalando um monte de plugins que só vão deixar seu site pesado sem resultar em beneficio quase que nenhum.

 

 

Como instalar um Tema?

A instalação dos Themas é bem semelhante ao processo dos plugins.

É só Entrar na guia “Aparência” na barra lateral do seu WordPress, Themas, depois clicar em “Adicionar Novo.

Procurar o tema desejado na galeria, e por fim clicar em “Instalar Agora”, ou para o caso e você adquirir um tema pago, quem te vendeu lhe fornecerá o arquivo referente ao tema e você só terá que fazer o upload dele para o wordpress.

Depois de instalado você já pode ativar o seu tema e personalizá- lo conforme as configurações que ele lhe oferecer!

 

 

Como instalar um Widgets?

Alguns widgets já vêm pré-instalados no WordPress, outros são adicionados pelo seu tema, mas se você ainda desejar instalar outros, isso normalmente é feito através da instalação de plugins que foram desenvolvidos para esse fim. Mas de novo cuidado com excessos!

Existem vários plugins que facilitam a nossa vida enquanto blogueiros, mas é preciso que você saiba que quanto mais plugins você instala, maior será o tempo de carregamento total da página.

Verifique as funcionalidades oferecidas e se realmente essas funcionalidades impactam nos seus resultados.  Não saia adicionando tudo que você achar bonitinho, isso pode te causar uma tremenda dor de cabeça no futuro!

 

 

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *